quinta-feira, 14 de junho de 2012

"VAI CORINTHIANS ! Que o teu caminho está Livre"


Analizando cada lance do jogo de ontem entre Santos 0x1 Corinthians, percebí uma coisa que muitos comentaristas e especialistas em futebol não divulgam.
O Santos estava todo remendado, sem rítimo de jogo por conta de lesões de jogadores como: Ganso e Arouca que ficaram mais de vinte dias sem jogar, além das ausências de Léo, Fucile e Elano. Não, eu não estou ficando louco, de fato o Elano só entrou em campo mas não jogou. Muito pelo contrário, se escondeu no lado direito e não produziu.
Se você analizar melhor, verá que os melhores volantes do futebol brasileiro no momento, são os cabeça de área do Coriunthians, Ralf e Paulinho. Sem falar do Leandro Castan na zaga fechando os espaços.
O que me deixa intrigado, é que, estes três jogadores, com tanta qualidade e capacidade, não sejam convocados para a seleção dos corinthianos Mano Meneses e Andrés Sanches. Isto está me parecendo favorecimento ! Sim, pois eles não ficarão estafados como o Neymar e Ganso que estão se arrebentando por causa da seleção.




Era visível o cansaso de Neymar, a falta de rítmo de jogo de Ganso e Arouca e a Falta de interesse de Elano, que, quando o Ganso ficou afastado, não teve aquilo roxo de assumir o posto de "dono do time" e deixou Léo numa roubada. Digo isto porque já vi o Léo jogar pelo meio e muito bem diga-se de passagem, mas como segundo volante, não como um ponta de lança como no jogo contra o Fluminense. Esta função de jogar à frente da área na armação era para ser do Elano e não do Léo. Erro grave do Muricy.
Voltando ao jogo de ontem, com jogadores cansados, sem rítimo de jogo e desinteressados, o Santos foi presa fácil para a marcação adversária e não conseguiu fazer o gol, pelo contrário tomou um gol dentro de casa num erro bisonho de marcação e colocação do ssitema defensivo.
Outro erro de Muricy: O Henrique é um jogador que joga do meio para frente e foi deslocado para a lateral direita. O adriano começou no Santos como lateral direito e depois virou volante. Ou seja, se o Muricy conhessece seus jogadores, colocaria o Adriano na lateral e o Henrique no meio com o Arouca mais recuado. Quis inventar e perdeu o jogo por seu erro.

Falando em estafa e cansaço físico, os jogadores corinthianos estavam todos inteiros porque não enfrentaram a mesma maratona de jogos do Peixe que vem desta toada desde o ano passado.
Por que será que jogadores do Corinthians não são convocados ? Paulinho e Ralf são de longe, muito melhor que Sandro e Rômulo que atuaram nos últimos quatro amistosos do escrete canarinho.
Existe um protecionismo da CBF, da Globo e Imprensa em geral que chega a beirar o ridículo. Sem contar da sempre existente massificação deste time. Como qualquer outro time grande do Brasil, a Globo que detém os direitos de transmissão de todos os campeonatos, deveria dividir melhor os espaços e transmitir mais jogos de outros grandes. Não só jogos do Corinthians !




Não queremos campeonatos polarizados e premiando os queridinhos da mídia, o que tem que valer é o mérito esportivo!
Se nenhum clube for "prejudicado" pela seleção terá mais condições de brigar por títulos, o que não está acontecendo com o Santos. Já o Corinthians está com seu elenco enxuto e concentrado apenas em uma competição, e isto é uma larga vantagem.
Espero um dia onde possa ver dentro do futebol brasileiro, justiça e igualdade de condições para todos!
Um exemplo claro de que estou dizendo é o seguinte: Na Copa de 2010, apenas o lateral Gilberto então no Cruzeiro foi o único que atuava no Brasil que disputou a Copa. O Campeonato brasileiro foi parado. Em 2011, vários jogadores que atuavam no Brasil, desfalcaram suas equipes para a disputa da Copa América, principalmente do Santos que cedeu sete jogadores para as seleções principal e sub-20. O campeonato brasileiro não foi paralizado e o Corinthians que não teve seu elenco desmontado foi o campeão. Desta vez está sendo igual, pois a fórmula funcionou. E continuará funcionando ?

Espero que na próxima quarta-feira dia 20, o Santos esteja inteiro para disputar e ganhar a vaga na final da Libertadores e acabar com esta fábrica de "Campeões" chamada : favorecimento, apito migo e apoio midiádico. Pois isto sim é uma vergonha do nosso futebol.
Mesmo com o time baleado, o Santos esteve mais próximo do gol do adversário que o Corinthians que jogou retrancado, parecendo ter medo de jogar.

E você acha que eu estou exagerando ? É pura coincidência ? Acha que o Santos tem como reverter o resultado ? Você acha que quem passar será o campeão ? Opine a vontade revele seus pensamentos.
Use este espaço democrático para fazer análizes e falar à vontade. Seja bem vindo !





                                                                                                                                                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário