segunda-feira, 25 de junho de 2012

Você Confia Nos Comentristas Esportivos ?

No Brasil, existem muitos programas esportivos e seus comentaristas. Só que estes comentaristas, geralmente só sabem ou pensam que sabem sobre futebol.
Muitos jogos de diferentes esportes, não são sequer lembrados. Mesmo quando há êxito !
O pior de tudo isto, é que, as pessoas se deixam influenciar por opiniões duvidosas e muitas vezes fora da realidade dos fatos.
Não gosto de citar nomes, mas será inevitável ! Alguns, reconhecendo seu talento, e outros, fazendo duras críticas.
O comentarista Neto, da Band, é corinthiano declarado, muitas vezes puxa a sardinha pro lado do alvi-negro da capital, mas quando trabalha na transmissão de um  jogo, mostra conhecimento do futebol jogado nas quatro linhas. As vezes peca pelo corinthianismo apregoado. Mas em resumo geral, sabe de futebol.
Diferente do que muitos podem pensar, seus erros de português ou seu sotaque não atrapalham para o mundo do futebol. Somos um país continental, com vários sotaques e maneiras de falar, seria injusto não aceitarmos a nós mesmo. Mesmo porque, até os diplomados deste país são analfabetos para trabalhar com esportes e com o futebol. Salvo algumas excessões !

Falando em diplomados, mas,  analfabetos para o futebol, cito o nome de Cosme Rímoli.
Isto mesmo, Cosme Rímoli é um analfabeto para falar de futebol ou esconde a verdade dos fatos.
Um de seus últimos post's tem como título: Corinthians sabotou o centenário do Santos !
Este comentarista e blogueiro é tão ruim, que nem no google achei fotos dele para postar !

http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/2012/06/24/o-corinthians-sabotou-o-centenario-do-santos-alem-da-dor-de-cair-diante-do-maior-rival-a-eliminacao-na-libertadores-provocou-enormes-prejuizos-financeiros/

Este link acima levará você para a postagem de Cosme Rímoli, no portal R7.com.
O centenário do Santos FC, não foi sabotado pelo Corinthians, da mesma forma que, o do Corinthians, não foi sabotado por ninguém e por nenhum clube.
O que na verdade sabotou o centenário do Santos FC, foram os fatores extra-campo como: contusões, falta de rítimo de jogo, jogares esgotados físicamente e jogadores improvisados.
Não quero lembrar que, houve pênalti do Danilo no Alan Kardeck e que o Liédson estava impedido no gol de empate do Corinthians. Se estes lances fossem bem marcados, a historia seria diferente. Além disso, os árbitros dos dois jogos amarraram demais os jogos, e, o bandeira Altemir Hausman, só faltou comemorar com a torcida do adversário quando fez aquele círculo no campo.
Mas acho que este Sr° Cosme Rímoli, está fazendo média com a Fiel depois de receber uma carta aberta de um corinthiano blogueiro neste link abaixo:

http://www.meutimao.com.br/blogs/cezar_sturba/carta_aberta_a_cosme_rimoli

Como vocês puderam ver, não sou o primeiro a criticá-lo.
Agora gostaria de enaltecer quem conhece do assunto. Sabem ser jornalistas e comentaristas ao mesmo tempo.
Na minha opinião, PVC é quem mais entende de futebolneste país, é sempre imparcial e comenta o jogo como de fato aconteceu. Não inventa, só comenta com maestria.
Suas análises táticas são quase sempre perfeitas e mostra as deficiências dos setores que que decidiram o jogo propriamente dito.
Confesso que não tenho muito acesso aos conhecimentos jornalísticos do PVC. Só futebolístico.
Este sim, jornalista de mão cheia, conhecedor de futebol e, mesmo sendo palmeirense, sempre é imparcial. Gosto muito de ler seus posts e suas matérias.
Não conheci ainda na imprensa esportiva deste país, alguém tão centrado e correto como ele.
Já por muitas vezes, me emocionei ao acompanhar suas matérias.
Num post em homenagem ao título de tricampeonato do Santos FC pela Libertadores de 2011, quase cheguei às lágrimas, tamanha sua capacidade de escritor e conhecedor da história !
Mauro Beting, este é o nome dele.


Ronaldo Giovanelli, foi um excelente goleiro. Mas como comentarista ! Só sabe falar besteira e puxar o saco do Corinthians, assim como a maioria dos "entendidos de futebol" deste país.
Na época do dossiê para o reconhecimento dos títulos brasileiros de 1959-1970, ele teve a coragem de fazer a seguinte análise : O Corinthians tem alguma coisa a ganhar com isto ?  Não ! Lhe responderam. Sua resposta foi no mínimo desrespeitosa com jogadores infinitamente maiores que ele.
- Se o Corinthians não tem nada a ganhar com isto, então não vale nada ! Nada !

O que eu quero dizer com esta postagem é o seguinte: Não se deixe influenciar por maus jornalistas ou comentaristas, formadores de opiniões que lhe deixa mais leigo ainda, se acaso for.
Tenha seu próprio entendimento, procure ver o futebol e os esportes de forma imparcial, sem influencia de comentaristas que querem usa´-lo para o bem próprio e não dos clubes e dos torcedores.


Gostaria de dar mais exemplos de bons e maus profissionais que trabalham comentando futebol, mas a lista é extensa e não caberia.
Da Rede Globo, tirando o Caio Ribeiro, todos os outros são maléficos ao futebol, tendenciosos e passam informações de seus interesses e desta emissora que não respeita a isenção jornalística e o mérito esportivo.
Elevam demais pequenos feitos de um clube ou outro e vira as costas para clubes que fizeram do futebol brasileiro, o melhor do mundo.

Acha que estou errado ? Perseguindo alguém ? será que um dia veremos total isenção jornalística, pelo menos no futebol que é apenas um esporte ?





Nenhum comentário:

Postar um comentário